segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Osmarino desabafa e pede o fim da política de manejo que tira o seringueiro da floresta


“Hoje eu tenho dúvida se foram os fazendeiros que mataram Chico Mendes”. A frase é do ambientalista Osmarino Amancio. Ela abre mais um flanco de discussão sobre Manejo Florestal, tema que vem pautando os setores ambientais nas últimas três semanas. Em entrevista exclusiva ele diz que “o comercial de manejo é uma fraude” e que os irmãos Viana “são um mal irreparável”. Fundador ao lado de Chico Mendes do movimento chamado Empate, Osmarino diz que na atualidade a luta não é mais contra o madeireiro, mas contra o Estado.

Para o ambientalista, o governo do Acre, com a política de manejo atual, repete o que foi feito no processo de colonização agropecuária que expulsou nas décadas de 70 e 80, mais de 40 mil seringueiros para a Bolívia e outras tantas famílias para as periferias da cidade. Ele cita a luta de Wilson Pinheiro, Elias Roseno, Jesus Matias, Raimundo de Barros e Chico Mendes, que fundaram o primeiro sindicato dos trabalhadores rurais em Brasileia na luta contra a pecuária intensiva.

- Pra nós empate diferente do futebol foi uma vitória porque não estávamos derrubando a floresta, a gente vivia da caça, da pesca, da seringa, da castanha, da agricultura de subsistência. Elegemos um governo e uma mulher que veio do seringal e se transformou ministra e que foi a maior traidora; não tivemos até hoje a reforma agrária, a indústria de beneficiamento de castanha e nem a implementação de tecnologias, educação e saúde de qualidade que nos garantisse vida boa dentro das florestas – acrescentou Osmarino.

ac24horas – Por que o senhor chama os Viana e a Marina Silva de traidores?
Osmarino Amancio – Com a vinda dos Vianas para o governo nós sofremos um golpe muito grande. Eles se estruturaram no estado com o discurso de florestania, mas na verdade ajudaram um grupo muito pequeno de empresas no nosso estado, sem ter noção do projeto que eles estavam implementando.
ac24horas – Mas esse modelo não era o modelo planejado por Chico Mendes?

Osmarino Amancio – Não, hoje o governo implementa a economia verde, mas o manejo tá expulsando o seringueiro de sua colocação, tirando a dignidade dos extrativistas, dos índios, tirando a biodiversidade. Isso vem acontecendo em Santa Quitéria, no Antimary. Você vai lá, o povo não ficou rico, está recebendo uma bolsa verde, a bolsa família. A economia estagnou e a pobreza continua.

ac24horas – Como o senhor ver agora esse projeto de carbono?

Osmarino Amancio – Só estão mudando o nome, é a privatização do ar, dos meios naturais. Tão privatizando a água, a abelha, o beija-flor, a floresta. Todos os meios naturais estão sendo privatizados em nome de uma economia verde, com apoio do ITTO, Banco Mundial, Comunidade Econômica Europeia, BNDES; é uma economia que representa um golpe para os moradores dessa região. A Lei de Florestas Públicas que a Marina criou, tirou do Estado toda a floresta pública e garantiu a logística desse investimento do grande capital.

ac24horas – Como era então que Chico Mendes e a sua turma pensou em lei para as florestas públicas?

Osmarino Amancio – Dizia que o presidente do Conselho da Reserva deveria ser o seringueiro. Isso mudou, hoje é o Ministro do Meio Ambiente. O primeiro presidente de Conselho da Reserva foi a Marina Silva. Eliminaram com o CNPT que organizava a luta dentro da floresta e criaram o ICMBio. Pior, a lei dá o direito de qualquer empresário e multinacional ou ONG entrar com pedido de concessão por 40 anos. Quando terminar os 40 anos, o empresário ainda pode fazer novo contrato por mais 30 anos.

ac24horas – O senhor tem ideia de quanto já foi leiloado em hectares de terras públicas?

Osmarino Amancio – Nos próximos cinco anos, mais 30 milhões de hectares serão leiloados. Já foram leiloados mais de 2 ou 3 milhões. No Acre já estão aprovando na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Cachoeiro, aqui  já tem mais de um milhão de hectare de floresta sofrendo o golpe do manejo madeireiro. Esse comercial da economia sustentável é uma fraude.

ac24horas – Como o senhor ver a participação do Jorge Viana nesse processo todo?

Osmarino Amancio – Ele veio da ditadura, o pai era deputado biônico. É um mal irreparável. Só vai ser possível se recuperar dele, quando eles forem exilados do Estado. Aparelharam os movimentos, amordaçaram os meios de comunicação. Eu não posso falar em uma rádio sobre o que eu penso, sobre a política suicida, enganosa, fraudulenta, um projeto que não é sustentável, que entrega o potencial natural.

ac24horas – Em 40 anos, essas árvores que estão sendo retiradas das matas, se renovam através do reflorestamento?

Osmarino Amancio – Estão destruindo arvores com 120 anos dizendo que ela se recompõe. Claro que daqui a 30 anos o estrago já estará feito. Na minha colocação eu plantei cumaru e sumaúma e com vinte anos elas não engrossaram 20 cm de diâmetro. Como é que fazem esse discurso de recomposição? No nosso projeto era proibido derrubar árvores que tivessem menos de 40 cm, tinha que ter mais de 40 cm de diâmetro. Hoje eles estão tirando varinha, tão fazendo corte razo. Eles começam com quatro, oito espécies e terminam com oitenta. No Antimary, por exemplo, fizeram corte razo que desvalorizou a colocação.

ac24horas – Quem está lucrando com isso? O produtor recebe de volta os benefícios sociais desse projeto?

Osmarino Amâncio – Quem está ficando rico é somente a madeireira Triunfo, a madeireira Canãa, a Ouro Verde, os exportadores e os irmãos Viana. Não é o seringueiro que está fazendo a exploração. Sem bagagem de conhecimento ele perde toda a possibilidade dele opinar do plano de manejo. Querem que a nossa sociedade seja sem cabeça. Não podemos usar a cabeça. É um assalto a mão armada.

ac24horas – Como o senhor ver a fiscalização feita pelo deputado Rocha?

Osmarino Amâncio – O deputado Rocha eu conheço da atuação da polícia quando ele enfrentou a política dos coronéis. Ele tá cumprindo com a obrigação que muitos deputados deveriam estar junto com ele, combatendo essa política fraudulenta. Isso é que a sociedade precisa, não de deputados que se vendem por qualquer propina, assim como o Manoel Lima, o Sibá. Nós já apoiamos o Sibá que foi pro lado de lá, a Marina, a CUT, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura. É complexo acreditar. Com o PT no governo o que funcionou, foi apenas o mensalão, que foi institucionalizado. A única política pública que funcionou foi o Bolsa Família, a Bolsa Floresta que juntando dá a pochete de miséria. Eu faço uma proposta aos Viana viverem com a Bolsa Floresta e dar o salário deles para os seringueiros. R$ 800 não dá para comprar neuzadina. Colocar para o seringueiro que R$ 800 é digno é uma forma de subestimar o ser humano. Isso é uma questão eleitoral, eles fazem inclusive chantagem eleitoral. Se não votar no PT a bolsa se acaba.
Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@globo.com


Fonte: ac24horas

Nenhum comentário: