quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ajuda na hora incerta

Israel Souza[1]
            Hoje, 19/04/2012, chegou a alguns moradores do Bairro 6 de Agosto o “kit limpeza”. Trata-se de uma ajuda do governo àqueles que foram atingidos pela enchente.
            Inegavelmente é uma ajuda relevante para aqueles que têm pouca condição. Há de se estranhar, no entanto, o fato de essa ajuda só chegar agora, depois de mais de um mês que as famílias voltaram para suas casas. Vale lembrar que tal “kit” seria para auxiliar as famílias a limparem suas casas, livrando-as de toda sujeira trazida pela “alagação”.


Tendo em vista que essa é uma forma de evitar que as pessoas contraíssem doenças, não seria de se esperar que o “kit” tivesse sido entregue antes - ou logo a seguir - de as famílias voltarem a suas casas? Qual o motivo da demora? Competência? Falta de vontade? Ocorreu em outros bairros? Teria acontecido o mesmo com os “sacolões”? Era essa a presteza que as pessoas que contribuíram com doações esperavam do governo?  
Entre as muitas dúvidas, cumpre documentar que a ajuda chegou, mas em hora incerta.   


[1] Cientista Social, Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental (NUPESDAO) e do Movimento Anticapitalista Amazônico (MACA).

Nenhum comentário: