Israel Souza[1]
Hoje, 19/04/2012, chegou a alguns moradores do Bairro 6 de Agosto o “kit limpeza”. Trata-se de uma ajuda do governo àqueles que foram atingidos pela enchente.
Inegavelmente é uma ajuda relevante para aqueles que têm pouca condição. Há de se estranhar, no entanto, o fato de essa ajuda só chegar agora, depois de mais de um mês que as famílias voltaram para suas casas. Vale lembrar que tal “kit” seria para auxiliar as famílias a limparem suas casas, livrando-as de toda sujeira trazida pela “alagação”.
Tendo em vista que essa é uma forma de evitar que as pessoas contraíssem doenças, não seria de se esperar que o “kit” tivesse sido entregue antes - ou logo a seguir - de as famílias voltarem a suas casas? Qual o motivo da demora? Competência? Falta de vontade? Ocorreu em outros bairros? Teria acontecido o mesmo com os “sacolões”? Era essa a presteza que as pessoas que contribuíram com doações esperavam do governo?
Entre as muitas dúvidas, cumpre documentar que a ajuda chegou, mas em hora incerta.
[1] Cientista Social, Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental (NUPESDAO) e do Movimento Anticapitalista Amazônico (MACA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário