sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Direitismo, doença senil do petismo


Israel Souza[1]
O governo do partido dos trabalhadores anda levando ao extremo a opção por um governo de coalizão. Já faz um bom tempo vem se aliando a adversários históricos. Entres eles, Sarney, Collor, Paulo Maluf, apenas para citar alguns. Sua identidade, que já não era clara, ficou ainda pior.
Neste momento de crise por que vem passando o governo Dilma, nenhum partido vem ganhando tanto como o PMDB. Com a popularidade da presidente em queda, inflação, aumento do desemprego, alta do dólar etc., o governo vem barganhando de modo temerário, pondo à disposição de seus “aliados” até mesmo o que não podia. É possível mesmo dizer que eles mantém a presidência, mas já não governam faz um bom tempo. São reféns do PMDB, o fiel da balança, o dono da bola.
Chama a atenção o fato de isso se tornar mais claro quando o governo hipoteca sua sobrevivência na aprovação de matérias antipopulares e antitrabalhistas. E assim, aquele que já foi considerado o “maior partido de esquerda do mundo”, passou para a “centro-esquerda”, e, agora, anda caindo pelas tabelas de tão direitista, sustentando e sendo sustentado por ruralistas, banqueiros, agiotas, empreiteiros, corruptos etc.
Entretanto, ainda assim, há aqueles que defendem as opções como as mais acertadas ou, dadas as condições adversas, as possíveis. Aos que criticam, chama “utópicos”, “esquerdistas”, gente incapaz de entender adequadamente a atual conjuntura.
Lembrei do clássico de Lenin. Esquerdismo, doença infantil do comunismo. Mas, francamente, não creio que a crítica do líder da Revolução Russa possa ser dirigida, com razão, contra os que criticamos os rumos do atual (des)governo, denunciando o serviço que ele presta à burguesia e o desserviço que presta aos trabalhadores.
Inspirado em Lenin, creio mais correto dizer que o direitismo é uma doença senil do petismo. Pois, desde o primeiro mandato de Lula, o partido vem mostrando que entrou, definitivamente, numa decadência política, intelectual e moral.



[1] Cientista Político e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre, e pesquisador do Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental (NUPESDAO). E-mail: israelpolitica@gmail.com

Nenhum comentário: