sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governo do Acre se articula com empresários madeireiros para preservar manejo predatório na Floresta Estadual do Antimary

Joelson Dias (jornalista)
 Cerca de duzentos trabalhadores coordenados por gerentes e pessoas do alto escalão de pelo menos quatro grandes madeireiras que atuam no estado estiveram na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de ontem, dia 20, pressionando os deputados a continuar com a prática do manejo desenvolvido na Floresta Estadual do Antimary.
Os trabalhadores foram influenciados por seus patrões a acreditar que as denúncias de crime ambiental movidas pelo deputado Major Rocha (PSDB) e levados ao conhecimento de personalidades internacionais como o ex-vice presidente norte-americano Al Gore pelo senador Sérgio Petecão (PSD) fariam com que todos perdessem o emprego.
Lotando a galeria da Assembleia Legislativa acriana, os trabalhadores quase entraram em conflito com os moradores da florestal estadual que denunciavam os trabalhos das madeireiras.
Munido de documentos a serem entregues ao Ministério Publico Estadual e Federal, o deputado Major Rocha afirmou que não é contra o manejo, mas contra a roubalheira que vem acontecendo na floresta estadual.



“Palmas para o manejo”
Como parte da estratégia do governo petista de jogar os trabalhadores das madeireiras contra o parlamentar denunciante, o deputado comunista Moisés Diniz (PCdoB) pediu para que as pessoas que se encontravam na casa legislativa aplaudissem o manejo.
Entre os moradores da Floresta Estadual do Antimary o discurso do deputado foi infeliz. O governo do Estado não conseguiu convencer a população da floresta e passou a explicitar a relação que tem com os grandes empresários do ramo do madeiro, acusados de serem um dos grandes financiadores das campanhas da Frente Popular do Acre (FPA) do qual fazem parte o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Nenhum comentário: