quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nos últimos 13 anos nenhuma terra indígena foi demarcada no Acre

Caro editor
Nos últimos 13 anos nenhuma terra indígena foi demarcada. Em 2003 o então governador Jorge Viana conseguiu junto a Funai de Brasília, quando para lá mandou o Sr. Terri Aquino, a suspensão de todos os processos de demarcação de terras indígenas no Acre.

A partir daí iniciou-se uma perseguição às entidades e pessoas que defendiam o direito dos povos indígenas a seus territórios. Paralelo a isso, montou-se um esforço descomunal para desqualificar a luta dos povos da floresta e avançar com projetos capitalistas travestidos de "esquerda". Rapidamente, sob a batuta do PT e tendo o PC do B como "bacheiro", a Assembléia Estadual criou a inconstitucional lei estadual da Secretaria Indígena (inconstitucional porque a CF art. 231 diz que questões indígenas são de responsabilidade da União). O golpe foi certeiro: param as demarcações; o Estado passa a mandar nas comunidades indígenas e desmantela o movimento indígena; "inventa" novas lideranças indígenas; corrompe e coopta algumas lideranças e criminaliza as que oferecem resistência (isso se aplica também às entidades de apoio às lutas indígenas); e, por fim e recentemente, aprova a lei do carbono (REDD) sem consultar e nem esclarecer às comunidades.
O líder do Governo, presidente da Assembléia Legislativa é hoje Secretário Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, tudo a ver com o apoio a área rural e principal foco de atuação comunista historicamente.

E ainda falam em possibilidade de volta ao passado! quando o passado esteve ausente, sem ser o principal e mais presente, na história de traição que vivemos nesses últimos anos?

Bom trabalho.

Lindomar Padilha

Nenhum comentário: