sexta-feira, 8 de junho de 2012

Abandono no Bairro 6 de Agosto

Israel Souza[1]
            Parece que o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Branco resolveram abandonar de vez os moradores do Bairro 6 de Agosto da área próxima aos viadutos.
Trata-se daquela área de que, no final do ano passado, o governo do Estado quis tirar os moradores. Mas alguns destes não aceitaram sair sob as condições oferecidas, julgadas como lesivas. Então, se organizaram e resistiram à retirada promovida pelo governo. Procuraram o Ministério Público, a Assembleia Legislativa do Acre e, por fim, fecharam a 4ª ponte.
Sob pressão, uma equipe do governo foi ao Bairro conversar com a comunidade. Garantiu que só sairia quem quisesse e, respondendo a pergunta dos moradores, disse que quem resolvesse ficar teria toda a assistência por parte do Estado.
Não foi o que aconteceu. Veio a “alagação” e muitos moradores dali tiveram que fazer a própria mudança, perderam móveis e eletrodomésticos. O governo só mandou uma equipe da Defesa Civil para o local depois que alguns moradores, cansados dos dias de demora, fecharam a Avenida Amadeo Barbosa.

Os terrenos baldios das cobras, dos ratos e dos traficantes e usuários de drogas

Agora o abandono se faz sentir de outras maneiras. Com a retirada de algumas famílias, há terrenos vazios, que o governo se comprometeu a limpar constantemente. Isso também ele não fez. Hoje os terrenos estão tomados pelo mato, juntando cobras e ratos. Além disso, há pessoas usando os terrenos para esconder drogas e para consumi-las.
Uma moradora disse que, por conta desses perigos, até tentou limpar por conta própria o terreno vizinho ao seu. Mas foi impedida - disseram que ela queria se apossar do terreno. Agora é obrigada a ver as cobras, os ratos e as pessoas envolvidas com o tráfico e o consumo de drogas tomarem contra do entorno de sua casa (ver fotos a seguir mostrando casas rodeadas pelo mato).


No Beco Mata-Mata a situação é a mesma. Para lá acorreram traficantes e usuários de drogas que a polícia expulsou das imediações da quadra que fica à cabeça da 4ª ponte. No referido Beco, estes sujeitos têm se valido do terreno que, com a retirada de uma família, ficou vazio mas que o governo não vem limpando como prometeu, ainda no final do ano passado, aos moradores que ficaram.        

As ruas do povo

As ruas são outro sinal do abandono. Na Rua Santa Terezinha há varias crateras. Embora tenha aí seu corredor, o ônibus 6 de Agosto evita a rua e faz percurso alternativo, desorientando os usuários do transporte coletivo. Por incapacidade, os carros pequenos por ali também não passam. No trecho mostrado nas fotos a seguir, os motoqueiros têm usado a calçada como rua. Vale ver, ainda, na foto última, o lixo à beira da rua. Faz mais de mês está ali. 



Devido ao abandono a que o governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Rio Branco vêm submetendo os moradores, no Bairro 6 de Agosto (na área aqui referida) essa é a condição das Ruas do Povo.    


[1] Cientista Social, Membro do Núcleo de Pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento na Amazônia Ocidental (NUPESDAO) e do Movimento Anticapitalista Amazônico (MACA).

Nenhum comentário: